Como surgiu a tecnologia? Entenda o conceito e sua criação
- Willames Sales
- 0
- 762
A tecnologia tem estado cada vez mais presente no nosso dia a dia. Dessa forma, muitas pessoas se acostumaram com a presença dela e estão sempre se adaptando às mudanças que ocorrem diariamente. Porém, às vezes a dúvida sobre a origem da tecnologia vem à nossa cabeça.
Foi com isso em mente que criamos a matéria de hoje, sobre o início da criação da tecnologia. Desde o início, a inserção dessa nova ciência nunca foi nada fácil, na verdade, a sociedade demorou muito para aceitar isso como algo realmente útil. Dessa forma, confira com essa publicação por onde tudo começou!
Confira: aplicativo e-Título do TSE não é espião, entenda o por que
A tecnologia na Revolução Industrial
O século era XVIII e na Europa se iniciava um período de grandes mudanças: a Revolução Industrial. Nesse momento, como você já deve saber, a mão de obra humana começou a ser substituída por maquinários. Essa tecnologia, por sua vez, era extremamente mais rápidos, precisos, eficazes e baratos que os trabalhadores convencionais.
Além dessas máquinas de trabalho, outras invenções revolucionárias, como a máquina de escrever, também fizeram grandes mudanças para o mundo. A aceleração da velocidade de informação fez com que o mundo ganhasse outro ritmo. Considere, portanto, essas incrementações e automações no mercado do trabalho, como a tecnologia.
Ela, como já é de se imaginar, passou a fazer toda a diferença no mundo assim que fez sua primeira aparição nas indústrias. O início mais impactante foi com as formas de transformação de energia. Isso importa para você, pois foi com essas máquinas de transformação que aprendemos a usar as matérias-primas com destreza.
Os aprendizados sobre carvão, a criação da luz, e as diversas outras descobertas funcionaram como divisor de águas. Você só pode ler essa matéria graças a essas descobertas que custaram a ser valorizadas. Ou seja, como transformavam o fogo do carvão em movimento para um trem, mudou a forma de observar o carvão.
Talvez você se surpreenda, mas nessa época, os humanos evoluíram mais do que conseguiram nos mil anos anteriores a esse. O domínio de técnicas diversas facilitou tanto a produção e propagação de informação, que em pouco tempo havíamos dominado o que jamais se quer era imaginado antigamente.
Leia também: você sabe como funciona o Wallet? Descubra
A segunda Revolução Industrial
Então, pouco tempo depois, como você já sabe, a segunda Revolução Industrial tomou conta dos jornais. Ela começou na segunda metade do século XIX e terminou durante a Segunda Guerra Mundial. Uma grande marcação desse período foi o domínio do petróleo, o que também foi fundamental para as mudanças no mundo.
Os motores de combustam começaram a se desenvolver com muita velocidade. Você deve imaginar que isso teve grandes impactos, pois a mesma energia de produção que havia em 10 sacos de carvão, podia-se replicar com apenas 1 litro de petróleo. E assim, a substituição foi inevitável, o que mudou todo o mercado da época.
Fora as evoluções com o petróleo, as ciências da informática, química e aço, também tiveram um papel muito importante. Por exemplo, em muitos lugares, a energia a vapor foi substituída pela energia elétrica. Ou seja, graças a essa época você consegue ler essa matéria pelo seu celular.
O dia da tecnologia
Com tudo isso, as pessoas passaram a considerar o Dia da Tecnologia. Se comemora esse momento histórico no dia 16 de outubro e serve para lembrar-nos sempre da importância das invenções e do estudo de novas ciências. Isso sempre mudou o mundo, e ultimamente o potencial de mudança é enorme.
O Brasil não tem tecnologia?
Isso é uma mentira enorme! Você já ouviu alguém dizer que o Brasil é muito atrasado e não acrescenta em nada no mundo das criações, mas isso é mentira! Na verdade, o Brasil ajudou em muitos sentidos, para começar, a criação do primeiro avião, em 1902, por Santos Drumont, foi sem dúvidas inovadora e incrível.
Nesse sentido, você pode investir nesse mercado sem medo, pois será sempre uma área em ascensão. Da mesma maneira, você com certeza já ouviu falar sobre as criações e sem dúvidas vê potencial no futuro. Portanto, siga o novo mundo e suas novas oportunidades, confira mais com nossas outras matérias!